Seguir

Pensamento do dia

"O espirito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Água de coco no Verão - globo reporter - 19/02/2010


Especialistas recomendam água de coco para o verão

Os maiores centros de nutrição do país criaram uma lista surpreendente com os melhores alimentos para enfrentar o calor dessa estação.
 Tamanho da letra

No verão mais quente dos últimos anos, como ajudar o corpo a se proteger? A receita do bem-estar começa pela mesa. Manter a saúde, com os termômetros em alta, é um desafio. Quais os alimentos que mais podem nos ajudar? O Globo Repórter consultou os maiores centros de nutrição do país, e eles criaram uma lista surpreendente.

Vamos começar pela unanimidade. O alimento mais importante, na verdade, não se come. A água é essencial. Nos dias mais quentes, devemos beber, no mínimo, dois litros.

Mas é na hora de comer que os especialistas revelam a diversidade dos nossos sabores. E não imagine nada complicado. Em sexto lugar, deu empate: o iogurte, grande fonte de cálcio, e a mistura número um da nutrição brasileira, arroz e o feijão. Esta é uma combinação que nunca deve ser esquecida.

Mas que tal mudar a receita? “O feijão fradinho é ótimo para comer como salada. Você já mistura o tomate com a cebola, pode temperar do jeito que quiser. Então, você está com a tua leguminosa, com o hábito alimentar do brasileiro, e você pode comer frio”, afirma a nutricionista Márcia Madeira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Na cozinha de sua própria casa, a doutora em segurança alimentar garante: a salada de feijão frio, fonte riquíssima de proteínas, é uma opção menos arriscada do que uma feijoada.

Os pratos quentes estragam mais rápido no verão. Tanto que 30% dos casos de intoxicação alimentar acontecem nessa estação.

“Se você deixar, em duas horas, a comida quente já corre risco de contaminação, porque a gente está vivendo em uma umidade relativa muito alta e em uma temperatura muito alta. É uma estufa excelente para o crescimento microbiano. Você tem menos risco (com a comida fria), é mais uma vantagem”, sugere a nutricionista Márcia Madeira.

Em quinto lugar, mais um empate: o tomate e a laranja. Mas, se você está pensando naquele suco geladinho, cuidado.

“Se você for tomar como suco, aumenta muito a proporção de calorias nesta porção. Então, é preferível comer a laranja, chupar a laranja e engolir o bagaço. Por conta das fibras, ela ajuda no funcionamento do intestino, além de contribuir com vitaminas e minerais”, aponta a nutricionista Sônia Tucunduva Phillípi, da Universidade de São Paulo (USP).

Em quarto lugar, vem outra fonte de fibras: a alface. A rainha de todos os regimes brilha nas dietas do verão.

“O verão é uma época do ano em que as pessoas querem normalmente emagrecer e querem uma condição de vida boa para poder fazer as suas atividades. Então, eu pensei primeiro que a alface representa este grupo das verduras e é muito leve, muito gostosa de comer”, ressalta Sônia Tucunduva Phillípi.

E o que dizer da saborosa melancia? Ela ficou em terceiro lugar, indicada por um em cada dois cientistas que consultamos. Gelada, ela é um dos símbolos do verão, uma paixão brasileira. E o vermelho forte é fonte de muita saúde.

“Tem uma ação interessante na proteção de algumas membranas, de alguns órgãos importantes. Para os homens, tem a questão da prevenção. O hábito destes alimentos no cotidiano previne doenças graves, como o câncer de próstata”, declara a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“A melancia está no auge da sua safra, está mais doce, é um alimento considerado refrescante pela grande quantidade de água, pela sua quantidade de carboidratos. Então, é uma fruta que une hidratação e energia”, explica o nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O segundo colocado da lista derrubou a proteína preferida do brasileiro. No lugar da carne, ficou o peixe. Indicado por seis das dez universidades consultadas, ele sustenta e não pesa no estômago.

“A maior parte do nosso organismo é feita de proteína, massa muscular. E tem várias reações no organismo que dependem de aminoácidos essenciais. Então, a gente precisa de proteínas. É quando entra o peixe que é de fácil digestão. Então, no verão, ele é bem indicado”, diz a nutricionista Márcia Madeira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Você deve estar se perguntando qual o alimento que ficou em primeiro lugar. Nada mais verão, nada mais tropical, nada melhor do que uma boa água de coco nesta estação quente. O líquido foi indicado por sete dos dez pesquisadores consultados.

“Primeiro, porque ele refresca. Você consome a água de coco gelada. Junto dela, vem o potássio, cálcio e magnésio, e estes minerais são importantes para a saúde humana”, diz o engenheiro de alimentos Fernando Abreu, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Nesse calorão, uma pessoa pode perder até dois litros de água por dia na transpiração, para manter a temperatura do corpo. E no suor não eliminamos apenas água.

“O suor é um pouco salgado, porque tem muito sódio, potássio e magnésio. Então, a água de coco repõe isso. Várias outras frutas, vários outros alimentos também repõem, mas a água de coco é especial, porque ela já vem prontinha”, declara o engenheiro de alimentos da Embrapa.

A água de coco é boa para o coração e outros músculos. Evita as cãibras, como a banana. Mas a água de coco tem uma vantagem: quase nada de gordura e pouquíssimas calorias. Mas ela só é perfeita e completa na embalagem natural.

No laboratório, pesquisadores tentam criar um processo capaz de manter as qualidades originais dessa água milagrosa. Quem imaginaria: até Madonna deve estar interessada nesse trabalho. A rainha do pop diz que não fica sem este gostinho brasileiro, nem nos Estados Unidos. E por lá, a nossa água de coco já está sendo chamada de água da juventude.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Acupuntura nos Esportes por Profa. Suzete Colé Rosetto


Acupuntura nos Esportes


ESPORTE E ACUPUNTURA

O mundo dos esportes está sempre envolvido em uma constante busca de formas para melhorar o desempenho e aumentar a competitividade dos atletas. A preparação de um atleta não deve se restringir apenas aos aspectos inerentes á sessão de treinamento, devendo ser considerada como parte de um processo de desenvolvimento global do indivíduo. Muitos esportistas utilizam substâncias e técnicas baseadas na ciência, sem uma compreensão total de seu funcionamento. O avanço em métodos de treinamento,estratégias, equipamentos, roupas, rotinas nutricionais e prescrição de drogas dão assistência aos esportistas e seus treinadores. Apesar da consciência das necessidades do atleta para que tenha equilíbrio e desempenho perfeito nos esportes, existem outras limitações que não são detectadas e que podem ser minimizadas com o trabalho multidisciplinar. A acupuntura ganhou, nos dias de hoje, grande interesse da área esportiva, tornando-se mais uma alternativa para realçar o desempenho, acelerar a recuperação física pós-treinamento, prevenir lesões, aliviar dores musculares durante e pós competição e tratar possíveis lesões.

UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NOS ESPORTES

Desde os primeiros registros da prática da Acupuntura na China, que já era utilizada para a melhora do desempenho físico, tonificando e promovendo o relaxamento nos músculos tanto em atletas quanto em trabalhadores e guerreiros. Conta a história que, na China Antiga, existiam os puxadores de riquixás, carrinhos puxados pelas mãos para transportes de pessoas. Esses puxadores trabalhavam o dia todo sem demonstrar fadiga. isso ainda acontece nos dias de hoje com o ciclismo, que continua sendo um exercício que exige de seu condutor boa capacidade cardiorrespiratória, grande força muscular e excelente saúde. A Medicina Tradicional Chinesa sugere estímulos em certos pontos de acupuntura para melhorar a performance esportiva. Encontramos relatos sobre o estímulo desse pontos no "Lao Tse", livro mais antigo publicado e também encontramos estudos recentes de grandes universidades que comprovam os efeitos dos pontos de acupuntura no ganho de resistência física em alguns esportes.

PONTOS EQUILIBRADORES DOS ESPORTES

Para cada tipo de esporte podemos estimular um grupo de pontos para melhorar o desempenho musculoarticular, trazendo ganhos na performance para o praticante. Os estímulos devem ser incorporados na rotina semanal dos praticante e também devem recebe-los no dia da competição. A aplicação prioriza o grupo muscular mais utilizado no esporte que o atleta pratica.

EXEMPLO DE PONTOS EQUILIBRADORES DOS ESPORTES

Pontos Equilibradores das pernas (pés e músculos em geral) Utilizar os pontos: -Bexiga 58 (B58) - tonificando -Estômago 36 (E36) sedando, para obter um melhor desempenho no movimento do andar e correr

3º Festival Amazonense de Artes Marciais

Aconteceu ontem dia 6/2/2010, no Ginásio Reneé Monteiro na Av. Constantino Nery, o 3o. Festival Amazonense de Artes Marciais, o evento contou com a presença das Modalidades: KUNG FU, KARATÊ, JUDÔ E TAE KWON DO.Representando o KUNG FU estiveram as Associações: BRUCE LEE DE KUNG FU WUSHU, KUNG FU WUSHU SHAOLIN DO NORTE, CENTRO CULTURAL DE ARTES MARCIAIS CHINESA DO AMAZONAS e UNIÃO GARRA DE ÁGUIA DO AMAZONAS. O JUDÔ estiveram as Associações: GLÓRIA, ASA e ACOPAJAM. Representado o TAE KWON DO a Associação GOMES TAE KWON DO CLUBE.
Este evento teve como finalidade, unir as diversas modalidades de Artes Marciais do Estado do Amazonas além de arrecadar alimentos para doação ao Povo do HAITI.
Tiveram apresentações de KATAS, TAOLUS e COMBINADOS de LUTAS MARCIAIS e DESPORTIVAS além de apresentações com armas curtas e armas longas, as demonstrações tiveram a participação das categorias de atletas Infantil, Infanto- Juvenil, Juvenil, Adulto e  Senior, apresentaram-se também os mestres das diversas modalidades convidadas.
No término, cada Associação recebeu um troféu do organizador e prodecedeu-se à sessão de fotos. Este foi mais um Evento que teve como realizador a Associação Bruce Lee que tem a frente o Prof. Ari Galvão e a Professora Valeska Silveira com apoio da Federação de Kung Fu Wushu do Estado do Amazonas. Os alimentos arrecadados foram doados a SEJEL - SECRETARIA DA JUVENTUDE ESPORTE E LAZER para que faça os procedimentos necessários para o encaminhamento dos mesmos ao povo Haitiano.

Postagens mais vistas

Seja uma Águia!