Seguir

Pensamento do dia

"O espirito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O SEU KUNG FU É TRADICIONAL OU NÃO?

Olá amigos muitas pessoas tem me procurado pedindo informações sobre como proceder diante do fato de ter treinado kung fu e de uma hora para a outra descobrir que o kung fu que está treinando tem o nome de kung fu mas parece que não é kung fu.
Se você é praticante de kung fu ou se deseja praticar kung fu deve tomar muito cuidado ao se tornar membro de qualquer entidade, vivemos num País livre e que dão pleno gozo de direitos à sociedade isto é bom e é ruim, é bom porque somente com liberdade conseguimos externar verdadeiramente os nossos anseios e buscar o que há  de melhor dentro daquilo que desejamos é ruim porque se você não busca se informar e entra na primeira Academia ou Associação que encontra pela frente sem ter conhecimento de causa do que você esta buscando, você corre o risco de se envolver com os  espertinhos que se acham acima da lei e de todos os direitos dos outros.
Quando você entra numa dessas a melhor coisa a fazer é pegar o seu banco e sair de fininho, deixando para traz e tentando esquecer tudo que você passou ao lado dessas figuras sem se preocupar com o tempo e o dinheiro investido, isto sem falar nos danos morais, físicos e psicológicos que você sofreu.
No kung fu a coisa funciona mais ou menos assim:
a primeira pergunta que você deve fazer é se o kung fu que você está buscando é de origem chinesa, e como você vai descobrir isso, hoje com o advento da internet é muito fácil, basta seguir seguintes passos.





  1. O grão mestre ou mestre do sistema é chinês?
  2. O grão-mestre, o mestre, o professor, o instrutor, é certificado e por quem?
  3. Quem o certificou é filiado a que Entidade?
  4. Esta Entidade tem representação Estadual, Nacional, Internacional?
  5. O professor com quem você vai treinar tem reconhecimento na comunidade onde ele vive ou onde a Academia ou Associação existe?
  6. O professor com quem você deseja treinar é uma pessoa idônea;
  7. A metodologia que esse professor emprega na Associação ou Academia esta dentro daquilo que você gostaria de ver num instrutor.
  8. Os orgãos responsaveis pela organização da modalidade no estado conhecem a Associação, academia, o mestre, o professor ou intstrutor que você esta desejando treinar.
 Então se o seu grão-mestre, o seu mestre, o seu professor ou o seu instrutor não é chinês o minimo que pode acontecer é que ele tenha tido ou tenha um mestre com esta nacionalidade, não adianta ré-inventar a roda, dizendo ah eu treinei com um mestre chinês mais criei meu próprio sistema.
Para que o sistema tenha reconhecimento como kung fu ele tem que ter passado pelo crivo de um mestre chines e que de preferência que ele o sistema tenha o reconhecimento das Entidades Chinesas com sede na China e/ou de Entidades Chinesas  Internacionais que organizam o kung fu no Mundo.

No Brasil temos várias Confederações Brasileiras, e nos Estados várias Federações assim se você está em dúvida procure a Federação do seu Estado veja se a Associação ou a Academia está filiada a ela, se não estiver onde esta Associação está filiada, lembre-se que o tempo que você acha que vai perder tomando essas precauções com certeza será tempo ganho, se por acaso você for treinar em qualquer lugar e descobrir que todo o conhecimento que você adquirir não serve para nada no mundo do kung fu, isto sim será tempo perdido.

Hoje o Brasil na América do Sul é um dos Países mais fortes no kung fu, apesar do trabalho que as Confederações fazem com a finalidade de organizar a modalidade no País ainda existe muitas pessoas que ensinam alguma arte marcial apendida em livros, vídeos, folhetos, cinema ou até mesmo com algum professor, depois esta Arte Marcial é deturpada e mascarada como kung fu, como o kung fu tem grande força na mídia, estas pessoas passam a ensinar aos menos avisados como se fosse o autêntico kung fu chinês.

Esta é para você mestre, shifu, etc..Não tenho nenhum preconceito se você usa os meios descritos acima, o maior de todos os mestres dos últimos tempos, Bruce Lee, também fez isso e ele chamava este método como eu chamo, pesquisa, porém você tem que ser autentico corajoso e acima de tudo verdadeiro com as pessoas que o procuram com a finalidade de aprender esta maravilhosa arte marcial que é o kung fu wushu.

E você minha querida e meu querido que está procurando um professor para treinar tem que ter uma visão mais apurada veja se seu professor está somente preocupado em projetar a imagem dele como professor e ganhar o seu dinheiro ou se ele realmente está preocupado com você como pessoa procurando dar-lhe o melhor que pode de técnicas e comportamento humano.
No País a grande maioria dos mestres estão localizados nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, as outras regiões tem uma carência enorme de professores competentes no ensino desta Arte Marcial, tanto é que todas as vezes que algum professor da região norte precisa reciclar conhecimento tem que se dirigir a essas regiões, esperamos que com o tempo, este panorama mude, e que grandes mestres chineses possam vir morar nestas regiões menos desenvolvidas, fazendo que com isso o kung fu do Brasil, se torne proficiente em todas as regiões, enquanto isso não acontece aqueles professores conscientes dos seus deveres para com os seus alunos, e que tem o verdadeiro kung fu no coração continuarão buscando conhecimento onde os seus mestres estiverem ou onde estiverem os melhores mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas

Seja uma Águia!