Seguir

Pensamento do dia

"O espirito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A verdadeira causa da dor!

Segundo o Buda a verdadeira causa da dor vem de três situações a saber que são:
  1. Tudo é dor;
  2. O desejo é o verdadeiro causador da dor;
  3. Quando cessa a dor cessa o desejo.
Na primeira situação, onde "Tudo é dor", Buda nos mostra que devido ao fato de que nada permanece constante por muito tempo neste mundo, então qualquer que coisa que satisfaça nossos desejos não consegue permanecer por  muito tempo, o que vem a nos causar a dor quando da sua perda. Na segunda afirmativa, " O desejo é o verdadeiro causador da dor", Buda nos mostra que é através do desejo que nos tornamos escravos do sofrimento, escravos do apego pelas coisas que nos trazem prazer e da forma de vida que temos de assumir para conseguir o que queremos. No terceiro aforismo " Cessando o desejo, cessa a dor" ele nos mostra o caminho para a felicidade terrena, quando cessa o desejo surge o desapego, como consequência tudo nos basta, e uma vida simples surgir para controlar nossos impulsos por coisas momentâneas.

Muitas pessoas acham que o Budismo é uma religião, e realmente hoje é, porém não foi esta a intenção do Buda, apresentar ao mundo mais um metodo religioso. O fato de termos religiões budistas hoje em dia é devido ao fato de ter as suas intenções desvirtuadas, ele em momento algum criou ou teceu qualquer intenção a respeito de uma teologia budista.

O que Buda pregava era que as pessoas deveriam procurar encontrar a felicidade nesta vida, não buscando resultados após a morte, e sim neste mundo em que vivemos, saber viver com sabedoria. Sua verdadeira preocupação era encontrar uma solução para os problemas cruciais do ser humano que são: MISÉRIA, A DOENÇA, A VELHICE E A MORTE. Segundo Buda somente com uma vida virtuosa as pessoas conseguiriam encontrar o verdadeiro caminho da felicidade. Mas para ele somente ter conhecimento dos caminhos virtuosos não nos leva a felicidade é necessário que adotemos a VIRTUOSIDADE de forma incondicional em todos os momentos da nossa vida, tornando-nos responsáveis por nossas atitudes diante da vida que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas

Seja uma Águia!