Hoje é um dia muito especial para algumas pessoas que não perderam o elo de ligação com aqueles que amam e não muito especial para outros que acreditam que quem morreu, morreu, não adianta fazer mais nada por esta pessoa.
Ao fazer uma visita ao cemitério para prestar homenagens às pessoas que nos são muito queridas e que não estão mais conosco a sensação que tive é que os mortos também dão vida aos vivos, basta ver a quantidade de pessoas neste dia, é um frenesi de pessoas indo e vindo em todas as direções, pessoas vendendo agua, refrigerantes, doces, flores, grinaldas, picolés, din dins (um suco em saco plástico), velas, grinaldas (coroas de flores), castilhos, vendendo serviços de limpeza de sepulturas e até de construção das mesmas, mas o que mais impressiona é ver que ainda há muitas pessoas que amam os seus ente-queridos que não estão mais conosco, assim como existe algumas pessoas que simplesmente esqueceram aqueles que de uma forma ou de outra fizeram parte de sua história de vida. Dia dos Finados, veja como surgiu?
Veja mais....
O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. Adoutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
Índice[ Esconder ] |
O Dia de Finados para a Fé Protestante
Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro, por tanto não cultuam esse dia.
Tradição do dia de finados no México
No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário