Seguir

Pensamento do dia

"O espirito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Você sabia que amanhã é o dia do Atleta?

Pois é por incrível que pareça existe um dia do atleta, só parece que tem muita gente que dirige o esporte não sabe, pois é amanhã dia 21/12, veja mais em vida de sofredor!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É uma vergonha!

Durante toda a campanha eleitoral passada, muito se ouviu falar em melhoria da educação, e tem que melhorar mesmo, melhoria da saúde pública, melhoria da segurança pública e blá, blá, blá etc, pelos políticos na garimpagem de votos, mas não me lembro de ter ouvido falar de uma política mais justa e equilbrada para o esporte, e olha que estamos caminhando para uma mais olimpíada, e esta deverá ser aqui no Brasil.
Obviamente pelo andar da carruagem somente alguns esportes da bola é que deverão ter alguma participação efetiva, nem o futebol que é o chamego brasileiro conseguiu grandes coisas na copa passada imagine as outras modalidades, a alegação é que não existe verbas para poder desenvolver o esporte como um todo, na realidade o que não existe é interesse, na minha cidade Manaus, até um Jornal local, de grande circulação que retirou de sua edição a veículação de matérias sobre o esporte amador, imagine onde vamos parar sem a midía para nos dar apoio.
Mas na hora dos políticos votarem leis que os ajudem a melhorar os seus salários que já não são pequenos, ai aparece verba de todo lado para que eles continuem cada vez mais ricos e o povo cada vez mais pobre, até quando isto vai durar, veja a relação dos políticos que votaram pelo aumento dos seus salários. Relação dos políticos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Garra de Águia mais forte no Brasil

Grã Mestra Lily Lau Certifica Sifús de vários Estados Brasileiros.

Depois de muitos anos de prática do Kung Fu Wushu Shaolin Garra de Águia, em nenhum momento desta longa estrada me lembro de ter desfrutado de emoções tão fortes quanto essas que presenciei neste final de semana com a Grã Mestra Lily Lau.

A mestra reuniu todos os Sifús presentes e nos mostrou o quanto ela nos respeitava pelos nossos trabalhos desenvolvidos em prol desta Arte Milenar, nos acolheu e nos deu uma verdadeira mensagem do que é ser um Sifú, da responsabilidade de representarmos a linhagem do Grão Mestre Lau Fat Mang, nos ensinando que antes de sermos professores primeiros precisavamos nos preocupar com as coisas mais básicas da sobrevivência humana, coisas como Cortesia, Lealdade, Respeito e Amor ao próximo, tudo mais que viesse nos tornar pessoas melhores, e somente a partir disso deveríamos nos preocupar com a pratica do Kung Fu.

Foram momentos inesquecíveis quando ela acolheu cada Sifú na Federação Internacional de Garra de Águia Lily Lau, entidade internacional que tem representação na China, Hong Kong, Estados Unidos da America, Porto Rico, Grécia, Malasia e Brasil, alem de ter varios alunos de outros Países.

Ela nos certificou e cada Sifú recebeu um numero de identificação onde a partir dai passamos a fazer parte como membros vitalícios desta organização, isto quer dizer que para o resto de nossas vidas somos parte desta grande familia que é a familia Lau do Kung fu Garra de Águia Chinês.

Estavam presentes nesta cerimônia, os Sifús: Sifú Ari Galvão de Manaus- Amazonas, Sifús Aparecido José da Luz e João Soares de Goiania - Goias, Francisco Nobre, Fabio Lache e André Nery, Antonio Cassiano- São Paulo, Sergio Queiroz - Rio Grande do Sul, Rennan Severiano e Hercules Elvis de Minas Gerais que passam a ser alunos diretos da Grã Mestra e os Todais Alexandre Neto e Ivo Campos.

A partir deste momento os Sifús reuniram-se em Campo Grande - RJ, para começar um circuito de treinamento com duração de aproximadamente 6 horas diarias de treinamento para reciclagem  e aprendizagem de novas técnicas, para quando voltarem para as suas cidades de origem, começarem a fazer atualização e ensinamentos  dos seus alunos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Camarão + Vitamina C = Morte, mata mesmo.

CAMARÃO + VITAMINA C = VENENO FATAL

*COMO PRODUZIR ARSÉNICO NATURALMENTE....*

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortes" envenenamento por arsénico. Mas qual foi a origem do arsénico?

A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"

"O arsénico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de 5-potássio-arsénico.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!

Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reacção química, o inicialmente não tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também conhecido como óxido arsénico, As2 O5) se converte no tóxico 3-potássio-arsénico (ADB anidrido arsénico), também conhecido como trióxido de arsénio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsénico !

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lei do estacionamento livre

Lei Estadual Nº 1209 /2004 foi aprovada!

Boa notícia!
Lei aprovada!
Vitória!!!!!
Enfim a Lei do estacionamento em shopping!!
A lei do estacionamento em Shoppings, já está vigorando.
'Lei Gratuidade de Estacionamento' - Lei Estadual nº 1209/2004.
A caixa sabe, porém, só faz se vc pedir.

É necessário que o valor da compra no shopping onde vc estacionou seja 10 vezes maior que o valor do estacionamento.
Exemplo:
Se o valor do estacionamento é de R$3,00 e vc gastou R$ 30,00 no shopping, com qualquer coisa, alimentação, roupa, ...
Peça o cupom fiscal e apresente ao caixa do estacionamento.
Eles terão que carimbar e validar o ticket, sem você precisar gastar nada mais.

Espalhem a informação, pois é Lei.

Apareceu inclusive no jornal da Globo.
Essa funciona mesmo, mas, é claro que os shoppings não farão propaganda disso!

Avise aos seus amigos!!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Ensino em uma sociedade livre

Escrito por Klauber Cristofen Pires   
Domingo, 21 de Novembro de 2010 00:00
Possivelmente ocorra aos estudantes serem apresentados a textos pretensamente críticos sobre o ensino no Brasil, sobre a sua estrutura e suas deficiências. Isto provavelmente acontecerá mais amiúde aos alunos das Ciências Humanas. Críticas ao ensino considerado “mercadoria”, às faculdades “fábricas de diplomas”, a um sem número de disciplinas que deveriam constar dos currículos e outras que deveriam ser dispensadas, e até mesmo efusivas reivindicações trabalhistas marcam o tom deste discurso.

Algumas destas reivindicações carimbam o nonsense na testa de seus autores. Imagine, por exemplo, a sugestão de que a nomenclatura em latim das fórmulas jurídicas consagradas pelo Direito Romano, a principal vertente formadora da tradição jurídica no Direito pátrio, seja alijada do ambiente acadêmico de uma vez por todas, e que as aulas de Língua Portuguesa sejam tornadas obrigatórias para todos os semestres. Pode parecer hilário, mas o autor deste texto fez estas considerações sustentando-se no fato de que os jovens chegam às faculdades praticamente analfabetos, e que nada adianta estudar termos em latim se nem sequer sabem se expressar em Português. Em breve, farei um artigo especialmente para este texto. Por ora, basta perguntar se a função do ensino superior é ensinar o que o ensino fundamental e o médio deveriam e não fizeram, ou considerar que o domínio do vernáculo deve ser exigido como um pressuposto óbvio para o ingresso em qualquer das cátedras.

Analisando as grades curriculares dos cursos de nível superior, um liberal pode constatar o quanto um aluno gasta em tempo e dinheiro para ser aprovado em praticamente uma centena de cursos, dos quais o aproveitamento efetivo em sua futura vida profissional será próximo de dez por cento, na melhor das hipóteses. Não me refiro aqui somente ao fato de o aluno não vir a ter um efetivo contato com o campo de aplicação delas antes que o tempo o leve ao esquecimento, mas sim, trato pura e simplesmente de afirmar categoricamente que diversas destas disciplinas são absolutamente dispensáveis, ou mais propriamente, são um estorvo.

No meu próprio curso, analisando friamente, das dezenove (!) disciplinas que abrangem o primeiro ano da graduação em Direito, apenas duas, a rigor, despertaram-me o interesse. Por força do Estado, eu fui obrigado a pagar por cursos tais como Inglês Instrumental, Redação e Comunicação (ou qualquer denominação parecida), Informática (cujas aulas foram invariavelmente apresentadas em quadro branco!), e Sociologia, a “superestrutura do marxismo”, entre outras inutilidades.

Todo este “enxugamento de gelo” ocorre devido a um único fator: a obrigação de cumprir um currículo estabelecido coercitivamente pelo estado. Certo é que as próprias instituições de ensino, bem como os chamados conselhos de classe, participam deste processo, fazendo lobby: às primeiras, interessa praticar o que denomino aqui de “venda casada legal”, o que lhes rende um produto com um valor agregado artificialmente aumentado, e aos segundos, interessa estabelecer um grau relativamente mais dificultoso de ingresso dos novos profissionais no mercado de trabalho.

Com este panorama em tela, incumbo-me de aqui traçar um cenário onde todo o ensino permanecesse nas mãos dos particulares, tal como o foi antigamente: um ensino totalmente livre. Nem todo este cenário é puramente imaginário. Aqui e alhures, uma ou outra profissão é exercida conforme moldes mais libertários. No Brasil, por exemplo, os melhores jornalistas jamais esquentaram um banco na faculdade.

Como seria então, para nos determos no Direito, o ensino em uma sociedade plenamente livre? Eu entendo que não haveria muitas faculdades integrais de Direito, mas sim muito poucas, destinadas possivelmente a profundos estudos jurídicos, mais próprios para um jurista do que propriamente para a lida diária em algum ramo específico.

A maioria dos operadores de Direito, portanto, fariam não um curso integral, mas sim “cursos” específicos que estivessem de acordo com as suas perspectivas relativamente às atividades profissionais que viessem já desempenhando. Em suma, a intensa prática profissional seria a ênfase de sua formação. Por exemplo, para que um profissional do Direito ligado ao Direito Marítimo haveria de ter de perder tempo estudando Direito Agrário? Nas salas de aula, inúmeros professores “especialistas” respectivamente em suas áreas, confessam abertamente desconhecer as disposições e ou a doutrina das áreas que lhes são alheias. Perderam tempo e dinheiro, é bom lembrar.

Com esta configuração, cada qual trataria de procurar estudar o que melhor esta própria pessoa antevisse como vital à sua formação, e trataria de usar seu direito de escolha como uma importante estratégia de atendimento às necessidades do público. Imagine, por exemplo, um advogado que lidasse com Direito Comercial, e por isto também intimamente conhecedor de Economia, especialmente Comércio Exterior, bem como Direito Tributário e Auditoria Contábil? Um profissional expert assim seria relativamente fácil de ser formado, ao invés de, no quadro atual, ter de cursar três universidades!

Há quem possa dizer que seria o caso então, de o cliente procurar um escritório de advocacia, outro de assessoramento em comércio exterior e outro de contabilidade. Realmente, é o que fazem, mas custa mais caro, e custando mais caro a eles, custa também a todos nós, quando pagamos por tudo o que comemos, vestimos e enfim, compramos.

Também há quem diga que certos cursos alternativos, estes com duração de dois anos, vêm preencher esta lacuna. Besteira. Estes profissionais não são nem uma coisa nem outra, porque a lei e os respectivos conselhos de classe não permitem. Agem com severa restrição de suas possibilidades.

A imensa maioria dos bacharéis sai das faculdades sem saber apertar um parafuso, realizar uma sutura ou redigir uma petição. Esta é o retrato da sociedade estatólatra, o burocratismo que nem se enxerga mais, de tão absurdo, onde o diploma consagra o conhecimento (e o direito aos empregos e aos concursos públicos), e não o conhecimento consagra o diploma. Se tudo isto parece normal à maioria das pessoas, é porque elas mesmas já se comportam mais como gado do que como gente.
__________________
Klauber Cristofen Pires
 é Bacharel em Ciências Náuticas no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém, PA. Técnico da Receita Federal com cursos na área de planejamento, gestão pública e de licitações e contratos administrativos. Dedicado ao estudo autoditada da doutrina do liberalismo, especialmente o liberalismo austríaco. Possui artigos publicados no Mídia Sem Máscara, Diego Casagrande, Domínio Feminino, O Estatual e Instituto Liberdade. Em 2006, foi condecorado como "Colaborador Emérito do Exército", pelo Comando Militar da Amazônia.
 

Newsletter

Cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nosso boletim informativo com as atualizações do site. 
 Movimento Endireitar2 


 

Camisetas Vanguarda Popular


domingo, 21 de novembro de 2010

Lyoto Machida é roubado nos Estados Unidos

Vida de lutador não é facil, rotinas de treinamento, afastamento da familia, horas excessivas de voos e hospedagens e quando vai lutar ainda encontra juizes pangarés pela frente para atrapalhar e colocar por terra horas e horas de trabalho e sofrimento, e olha que eles(os juizes) se dizem profissionais, veja mais em no link !

domingo, 7 de novembro de 2010

As necessidades nutricionais de um atleta!

Quando ouço alguém que pratica wushu tradicional desdenhando de quem pratica wushu moderno, fico pensando aqui com meus botões, ou a pessoa não sabe do que fala ou ela é invejosa ou, ainda pior, deve ser um péssimo praticante de kung fu.
Talvez esta pessoa não tenha parado para pensar  em como é a prática do kung fu tradicional no templo shaolin onde os monges são verdadeiros atletas. Em como eles conseguiram e conseguem fazer tantas acrobacias e treinar com tanto vigor e determinação ao longo dos tempos, estes atletas têm nos mostrado que para que ser um artista marcial completo é necessário ter um corpo forte, saúdavel, bem nutrido e acima de tudo muito bem treinado.
Tenho visto muitos artistas marciais, nas diversas modalidades existentes atualmente, com problemas nas articulações, coluna, joelhos, etc. O que acontece muitas vezes por se estar sob a orientação de alguém ou descomprometido com o bem estar de quem se coloca em suas mãos ou dolosamente ignorante no assunto. 
Como técnico e professor vejo no kung fu algo muito mais do que ser bom de luta, ser bom em rotinas,  vejo a necessidade de que acima de tudo está a qualidade de vida, a busca por uma vida saudável,  equilibrada, em paz consigo e com tudo ao redor. 
KUNG FU É VIDA, por isso mesmo tenho buscado junto com os meus alunos olhar a prática do kung fu como um todo e não como algo especifíco. 
Quem sabe um  dia talvez possamos realmente trabalhar com a prevenção. Como dizia um grande humorista da escolhinha do professor Raimundo(Chico Anísio).
Baseado nisso aqui vão algumas dicas nutricionais adquiridas ao longo da vida.


OBS: Profissionais da área da saúde devem sempre ser consultados.   


"SAÚDE É QUE INTERESSA O RESTO NÃO TEM PRESSA"
1 - PROTEÍNA
As proteínas constroem, reparam e mantém o tecido muscular do corpo. Ingerir proteínas é importantíssimo na vida dos atletas e praticantes de artes marciais.
2 - AMINOÁCIDOS
São unidades que formam as proteínas essenciais para o corpo, são essenciais na ajuda do desenvolvimento e recuperação do tecido muscular.
3 - HIPERCALÓRICOS
São shakes com alta concentração calórica, possuem uma composição rica em carboidratos, vitaminas e minerais. Isso garante um aumento de massa muscular e energia para o atleta, estes produtos normalmente tem aminoácidos em alta concentração. Sendo indicado para pessoas de metabolismo rápido e que precisam ganhar peso, pois queimam muita caloria. Com o uso do suplemento o organismo deixa de queimar as reservas de gordura, o que resulta no aumento muscular. São ideais para serem tomados antes dos treinos para garantir energia extra.
4 - CARBOIDRATOS
São fundamentais para o completo funcionamento do organismo, atuando na melhora do desempenho físico, redução da fadiga muscular e cãibras. Um reserva inadequada de carboidratos compromete totalmente o desempenho do atleta podendo leva-lo a uma fadiga intensa.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Plantas que curam - Abcessos em Geral

0 ami, uma planta aromática, é indicada para o tratamento de abscessos em geral. Para preparar o remédio, basta ferver um punhado de folhas secas numa pequena quantidade de água. Quando o líquido já tiver evaporado quase que totalmente, colocar as folhas cozidas sobre um pedaço de tecido limpo e, com o cabo de uma faca, esmaga-las até que saia todo o seu líquido. Deixar esfriar um pouco, mas não totalmente, pois o cataplasma deve ser utilizado ainda quente. Aplicar sobre o abscesso. A grande vantagem do ami é que, ele proporciona o desaparecimento da inflamação sem provocar dores.
Outro ingrediente natural que ajuda na cura de abscessos é o óleo de mocotó. Ele deve ser aplicado com um algodão umedecido, que precisa permanecer sobre o local onde se apresenta o problema, sendo substituído a cada três horas. 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Esteróides Anabólicos

Esteróides Anabólicos

Esteróides Anabólicos são medicamentos indicados para pessoas em estado convalescente, com raquitismo, problemas articulares, de reposição hormonal, nos casos de hipogonadismo (diminuiçào da produção normal de hormônios sexuais), anemias, alguns tipos de câncer, que deveriam estar restritas somente à área médica.
Popularizou-se a idéia de que o aumento da massa muscular só ocorre com a utilização desses medicamentos. Está comprovado cientificamente que até idoso conseguem elevar a força, reduzir o percentual de gordura e aumentar a massa muscular com treinamento com pesos.
Os efeitos colaterais dos esteróides nao são visíveis. Apesar do corpo musculoso e com pouca gordura, as consequências podem ser a impotência, atrofia do testículo, calvície, insônia, hipertensão arterial, sangramento nasal, resfriados constantes, tumores no fígado, diabetes, colesterol alto, doenças cardíacas e uma diversidade de males. 
Esteróides são como qualquer droga, quanto mais se usa mais se precisa, e menor é o efeito.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ACORDA BRASIL!

Pois é amigos não sou politico, não tenho parente politico e embora filiado em algum partido politico que não sei ao certo qual é agora, mas como brasileiro, sinto a necessidade de me manisfestar, contra os politicos não tenho nada, tenho contra a atitude de alguns, meu pai era semi-analfabeto mesmo,  mal sabia ler e escrever mais foi um dos poucos homens de palavra que conheci na vida e olha que ele quase não falava, era nordestino do Ceará cabra macho sim senhor, mas o que mais me admirava nele era que apesar da pouca educação escolar, possuia uma educação extraordinária tinha vergonha na cara mesmo, não falava muito mas a sua palavra era lei, hoje dá até medo de gerar um filho, quanto mais cria-lo diante de tantos maus exemplos, ninguem respeita ninguem, nem JESUS ESCAPA, INFELIZMENTE.
Veja a matéria abaixo:


Dilma: nesta eleição nem mesmo Cristo 


querendo, me tira essa vitóriaSET
Tagged with: Dilma Roussef
Na internet circulam muitas coisas, mas se esta noticia for verdade…
AGORA ELA FOI LONGE DEMAIS… FAVOR REPASSAR…
Após a inauguração de um comité em Minas, Dilma é entrevistada por um jornalista local. veja:
como a senhora vê o crescimento da sua candidatura nas pesquisas?
O povo brasileiro sabe escolher, é a continuidade do governo Lula, e após as eleições nós vamos dessarmar o palanque e estender os braços aos nossos adversários, o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno.
Parece que está caindo a imagem de boa moça e aparecendo quem realmente é a Dilma Roussef. “O Povo Brasileiro estará cometendo um grande erro elegendo Dilma presidente e vão sofrer.”
Poucos minutos após a entrevista, já tinha caido na internet, twitter…. e ela disse ter sido mal interpretada e que a frase não foi essa, porém alguns mineiros já repudiam a candidata e o quadro eleitoral começa a dar uma reviravolta, em Minas a petista estava a frente de José Serra e agora Serra já ultrapassou com uma vantagem de 5 pontos, tanto que Aécio Neves já está aparecendo na TV pedindo aos mineiros o apoio unanime a Serra.
IMPORTANTE: a Dilma já está até sentando na cadeira presidencial, dá pra acreditar.
Vamos passar adiante, passe para o maior número de contatos possiveis, o Brasil precisa saber disso.
DILMA, a favor do Aborto e Acima de Jesus Cristo. até o Papa no vaticano já se manifestou contra essa frase..
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
OBs. Só para refrescar a memória dela, Tancredo Neves disse quase a mesma coisa e nao chegou a sentar o traseiro na cadeira presidencial. Nem Deus o tiraria da presidência… E o inferno ganhou mais um habitante…
Tem algo misterioso no ar… como sempre tenho dito…
FONTES:
da web: http://www.google.com.br/search?q=DILMA+NEM+CRISTO
daqui também: http://ferramula.blogspot.com/2010/09/dilma-nem-mesmo-cristo-querendo-me-tira.html

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O juramento do atleta


Juramento olímpico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
juramento olímpico é feito por um atleta e um juiz durante a Cerimônia de Abertura de cada edição dos Jogos Olímpicos.
O atleta, membro da delegação do país anfitrião, segura uma ponta da bandeira olímpica e recita o texto escrito pelo Barão de Coubertin e levemente alterado desde então. O texto fala de respeito às normas e às regras dos Jogos, espírito esportivo, combate ao uso de doping e glória ao esporte
Desde Munique 1972, também há um juramento feito por um árbitro. Segurando uma ponta da bandeira olímpica, o árbitro fala sobre imparcialidade, respeito e espírito esportivo.

Textos do Juramento

O atleta, da equipe do país organizador dos Jogos, segurando uma ponta da bandeira olímpica, recita o juramento:
Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendo-nos a um desporto sem dopagem e sem drogas, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipes.
O árbitro, normalmente também do país organizador, recita:
En nome de todos os júris e árbitros, prometo que cumpriremos as nossas funções durante estes Jogos Olímpicos em total imparcialidade, respeitando e seguindo as regras que os regem, num espírito de desportivismo.
Veja mais em  wikipédia

domingo, 12 de setembro de 2010

O Código do Samurai!

O Código

Eu não tenho país, faço do céu e da terra meu país.
Eu não tenho casa, faço do mundo a minha casa.
Eu não tenho poder divino, faço da honestidade o meu poder divino.
Eu não tenho pretensões, faço da minha disciplina minha pretensão.
Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade meus poderes mágicos.
Eu não tenho vida ou morte, faço das duas uma, tenho vida e morte.
Eu não tenho visão, faço da luz do trovão a minha visão.
Eu não tenho audição, faço da sensibilidade meus ouvidos.
Eu não tenho língua, faço da prontidão minha língua.
Eu não tenho leis, faço da auto defesa minha lei.
Eu não tenho estratégia, faço do direito de matar e do direito de salvar vidas minha estratégia.
Eu não tenho projetos, faço do apego às oportunidades os meus projetos.
Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio.
Eu não tenho táticas, faço da escassez e da abundância minha tática.
Eu não tenho talentos, faço da minha imaginação meus talentos.
Eu não tenho amigos, faço da minha mente minha unica amiga.
Eu não tenho inimigos. faço do descuido meu inimigo.
Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura.
Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada.
Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo

Autor - Desconhecido

Vale a pena conferir!

Anos de chumbo

Clique para Ampliar
Bruno Barreto, José Mojica Marins e filmes de Glauber Rocha foram alvo da fúria dos censores
Clique para Ampliar
Charlie Chaplin e Johnny ("Tarzan") Weissmüller: vítimas do Estado Novo
6/9/2010 
Voltam à tona os temas da censura e da liberdade de expressão nos meios artísticos e culturais brasileiros

Na noite de 29 de julho de 1985, em ato público realizado no Teatro Casa Grande do Rio de Janeiro, centenas de intelectuais e artistas ouviram do então ministro da Justiça, Fernando Lyra, a enfática declaração: "Está extinta oficialmente a censura no Brasil". Decorridos 25 anos, entidades como a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) instituíram 2010 como o ano "em defesa da liberdade de imprensa", por sentirem-se ameaçadas pelas tentativas de regulamentação da mídia em nome do controle social, defendida por alguns setores do governo da República. A polêmica teve início quando se constatou que um projeto divulgado em relação ao Plano Nacional de Direitos Humanos continha a criação de uma comissão para classificar os meios de comunicação de acordo com seu compromisso com o assunto. Os temores têm origem na recordação de tempos sombrios para a liberdade de expressão no Brasil, sobretudo durante o Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945) e no regime ditatorial implantado pelos militares entre 1964 e 1985.

Golpe na liberdade

Nos anos em que vigorou o Estado Novo de Getúlio Vargas, a sempre instável democracia brasileira sofreu seu primeiro rude golpe, com a implantação de uma rigorosa censura nos mesmos moldes das então existentes em países de regimes totalitários, como Espanha, Portugal e Itália. Entre os fatos mais absurdos da época, figura a proibição de "O Grande Ditador", para muitos cinéfilos a melhor criação do genial cineasta Charlie Chaplin, que faz no filme uma implacável crítica aos regimes ditatoriais, em particular ao comandado pelo sanguinário nazista Adolf Hitler. Entre as ridículas alegações do censor, Major Coelho dos Reis, diretor do famigerado Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), a obra de Chaplin continha "cenas definitivamente comunistas e desmoralizadoras das Forças Armadas". Mais tarde, quando o Brasil rompeu as relações diplomáticas com os países do Eixo e passou a apoiar os Estados Unidos, a situação se inverteu por completo, ao sabor das novas conveniências da política externa de Vargas. Outra implicância da censura, nos anos 30, era quanto aos trajes sumários de Maureen O´Sullivan e Johnny Weissmüller, na interpretação dos castos personagens Jane e Tarzan, o popular "Rei das Selvas".

Um fato lamentável, registrado no período do Estado Novo, é que então se tornou comum a presença de jornalistas e intelectuais no corpo de censores. Entre eles, nomes respeitáveis como Prudente de Morais Neto, Josué Guimarães e o poeta Vinicius de Moraes. Vinicius, por mais estranho que possa parecer diante de outras atitudes suas, tomadas posteriormente, não queria que se mostrasse nos filmes o lado pobre da realidade brasileira. Segundo ele, os diretores nacionais "como que tinham a sedução das ruas sujas, dos pantanais, das caras feias, das cidadezinhas mais desinteressantes".

Com o objetivo de tirar a "feiura" nacional de circulação, o poeta proibiu um filme sobre uma escola pública do interior do Rio de Janeiro, mencionando explicitamente que o cinegrafista "fez reunir a garotada, quase todos pretinhos, positivamente imundos, resfriadíssimos, o nariz escorrendo, em frente à tal escola, um barracão troncho de taipas, com uma mão de cal já toda descascada". Está certo que, para o chamado "Poetinha", a beleza fosse "fundamental", mas nunca ao ponto de mascarar uma realidade tão notória e de justificar postura tão racista e preconceituosa.

A censura brasileira tornou-se menos virulenta após a queda da ditadura de Getúlio Vargas, mas voltou com redobrado furor durante o regime de exceção que dominou o Pais entre 1964 e meados da década de 1980.

Na ditadura militar

Durante a ditadura militar instaurada no País a partir de 1964, o francês Jean-Luc Godard, internacionalmente famoso e respeitado diretor de "Acossado" e "Alphaville", era considerado "o messias do cinema subversivo" e Glauber Rocha "seu melhor aluno", supostamente encarregado de liderar o movimento de "comunização" da América Latina. Na época, foi muita explorada a célebre frase de Godard afirmando que "as idéias são revólveres que não matam, mas ajudam a matar".

No filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha, um ignorante censor cortou a cena que apresentava uma faixa com os dizeres: "A Praça é do povo, e o céu é do condor...", por considerá-la "altamente subversiva". Por uma extrema falta de informação cultural básica, o responsável pelo corte desconhecia que o verdadeiro autor da frase era o baiano Castro Alves, um dos maiores expoentes da poesia no Brasil em todos os tempos.

Em parecer sobre "Jardim de Guerra", de Neville de Almeida, o censor chegou ao disparate de tentar deter o curso da história, ao ordenar "corte integral da cena em que a atriz Maria do Rosário discorre sobre os principais acontecimentos que marcaram o início do século". Também com o objetivo de bajular os generais de plantão, Waldemar de Souza fez uma afirmação absurda: "Filmes de kung-fu e karatê querem infiltrar mensagens de revolta na mente da juventude universitária ocidental".

Jorge Amado, autor brasileiro conhecido em todo o mundo, e o diretor Bruno Barreto, por causa de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", baseado numa das obras mais populares do querido escritor baiano, foram rotulados como "criadores de expressões chulas" e incentivadores da "prática sodômica" (sic).

O diretor Nelson Pereira dos Santos conta que, quando foi a Brasília fazer a defesa de seu filme "Como Era Gostoso o Meu Francês", uma figura do alto escalão da ditadura vociferou: "Aqueles homens com pinto de fora não pode, não". O atônito Nelson teve de conter o riso ao ouvir a hilária justificativa de que "o pinto do personagem francês (interpretado pelo ator Arduíno Colassanti) é maior do que o dos índios, e isso é um acinte à imagem do homem brasileiro". Parece até uma piada, mas o fato realmente aconteceu durante os surrealistas, embora tenebrosos, "anos de chumbo".

JOSÉ AUGUSTO LOPESREPÓRTER

Postagens mais vistas

Seja uma Águia!