Seguir

Pensamento do dia

"O espirito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

domingo, 13 de março de 2011

Wushu Moderno - Quando começou...


Como surgiu o Wushu Esporte



A nova arte marcial conhecida como Wushu de Competição foi desenvolvida depois da fundação da República Popular da China, em 1949. Embora herdeira da essência das artes marciais tradicionais, a ela também foram acrescentadas novas características para atender às necessidades das competições esportivas modernas.
O Comitê Nacional de Esportes organizou mais de 8.000 pessoas e lançou um levantamento nacional nos tipos de Chan, ou seja, estilos de punho. Depois da re-categorização, existiam 129 tipos. Era impossível ter os 129 tipos competindo entre eles ao mesmo tempo.
Em 1959, o Comitê teve de selecionar vários tipos representativos de Chan para disputas formais e competições. Estes vários tipos têm se tornado o que agora é chamado de Wushu moderno de competição. O fundador da Associação Internacional de Artes Marciais, afirmou que: “O nascimento das artes marciais de competição juntou-se às necessidades dos modernos esportes de competição e o desenvolvimento dos Jogos Olímpicos marca um grande progresso no desenvolvimento do Wushu. Intercâmbios anuais de artes marciais e conferências aconteceram entre 1953 e 1958”.
Em meados do século XX o governo chinês reuniu as escolas mais tradicionais daquele país e juntos estruturaram o wushu como um esporte olímpico, competitivo, e saudável, dinâmico e explosivo, pacífico e disciplinado.
Hoje o wushu está organizado em dez grandes estilos, com a finalidade de integrá-lo nas olimpíadas, são eles:
* Chang Quan (punho longo)
* Gunshu (bastão)
* Daoshu (facão)
* Jianshu (espada)
* Quianshu (lança)
* Nang Quan (punho do sul)
* Nangun (bastão do sul)
* Nandao (bastão do sul)
* Tai Chi Quan
* Tai Chi Jian
O wushu, já se sabe, não fez parte das olimpíadas de 2008. O pedido feito pelo presidente da Federação Internacional de Wushu - IWuF e pelo governo chinês foi recusado pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional - COI. Mas o trabalho continua e as esperanças se redobram um dia chegaremos lá se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas

Seja uma Águia!